Escola em Massaranduba recebe câmeras de vigilância

A deputada estadual Ana Campagnolo conferiu as instalações e conversou com secretários e diretores da instituição de ensino

Compartilhe em:

A Escola Básica Municipal Ministro Pedro Aleixo, localizada na cidade catarinense de Massaranduba, recebeu, na última quinta-feira (26/08) a visita da deputada estadual Ana Campagnolo (líder bancada PSL). A parlamentar foi conferir de perto o resultado da instalação de câmeras de vigilância. A instituição é a maior da cidade, com cerca de 500 alunos do ensino fundamental matriculados (1º ao 9º ano).

Segundo Cristiano Rodolfo Tironi, ex-secretário de educação municipal e agora professor da rede estadual e municipal, a iniciativa foi para aumentar a segurança. "As câmeras serviram tanto para monitorar os estudantes, principalmente na questão da infraestrutura que investimos, quanto para a segurança de todos", explicou.

A utilização da tecnologia já foi implantada nos ônibus da cidade para, segundo Cristiano, evitar a depredação do patrimônio público. "Economizamos em contratação de monitores e preferimos investir na vigilância por câmeras, o que tem ajudado muito a cuidarmos melhor de nossa frota e cobrarmos o vandalismo de quem for flagrado pelas câmeras", declarou.

Sobre as críticas na implantação de câmeras dentro das escolas, principalmente vindas de docentes, Cristiano é enfático. "Se você faz um bom trabalho não precisa se preocupar em ser filmado. As câmeras têm o intuito de cuidar do patrimônio e não fiscalizar professores", explicou.

Campagnolo foi acompanhada pela secretária de educação, Diva Ranghetti, o técnico em Tecnologia da Informação, Fabrício Kuntze, além dos vereadores Betinho Rohweder e llmar Saplinski.

SAIBA MAIS

Em 2020 a deputada Ana Campagnolo propôs, no Projeto de Lei 0021.6/2020, a inclusão do uso pedagógico do celular em sala de aula, tornando o aparelho uma ferramenta para ensino e compartilhamento de ideias entre professores e alunos.

No mesmo ano, tramitou na ALESC o projeto de lei PL 422/2019 que prevê a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas unidades da rede pública estadual de ensino. A matéria é de autoria do deputado Jair Miotto (PSC) e tramita com emendas propostas pela deputada Ana Campagnolo na Comissão de Constituição e Justiça da Alesc.

De acordo com o projeto as câmeras devem ser instaladas na entrada do estabelecimento, nos pátios de convivência comum e dentro das salas de aula. Além disso, os equipamentos devem ter recurso de gravação e armazenamento de imagens por um período mínimo de 60 dias.

Sobre

Ana é deputada estadual e única mulher conservadora no parlamento de Santa Catarina. Está em seu segundo mandato após ter sido reeleita em 2022 com 196.571 votos, maior votação na história do Estado. Nascida em Itajaí e graduada em História, exerceu o magistério na rede pública por quase 10 anos e hoje é mentora em grupos de estudo online como o Clube Antifeminista. Autora de 3 livros: "Feminismo - perversão e subversão", "Guia de bolso contra mentiras feministas" e "Ensino domiciliar na política e no direito".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais