Campagnolo indica moção em apoio à médica Nise Yamaguchi

A deputada manifestou repúdio ao tratamento dispensado por senadores à oncologista e imunologista no depoimento à CPI da Covid

Compartilhe em:

Na terça-feira (15/06), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi aprovada a Moção 420.9/2021 apresentada pela deputada estadual Ana Campagnolo (líder bancada PSL).

Campagnolo protocolou a moção de repúdio como forma de apoio à dra. Nise Hitomi Yamaguchi durante seu depoimento perante a Comissão Parlamentar de Inquérito que apura supostas omissões e irregularidades durante a pandemia Covid-19 no Senado Nacional. A parlamentar classificou o tratamento recebido pela médica, como "agressivo, humilhante e indigno".

A proposição destaca o ilibado currículo profissional da médica como pesquisadora-docente universitária, detentora do título acadêmico de doutorado, com um amplo currículo de realizações voltadas à preservação de vidas humanas através da prática da medicina, além de condenar o comportamento agressivo e desrespeitoso adotado por autoridades que deveriam dar exemplo de urbanidade no exercício de suas funções, levando em consideração a importância da posição que ocupam como senadores.

Após o episódio, a médica Nise Yamaguchi entrou com uma ação por danos morais contra os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, e Otto Alencar (PSD-BA) pelo tratamento dispensado a ela durante o depoimento prestado na comissão parlamentar no início de junho. Ela afirma ter sido vítima de misoginia e humilhação no interrogatório e cobra indenização de R$ 160 mil de cada um, que, segundo o processo, será integralmente doada.

Sobre

Ana é deputada estadual e única mulher conservadora no parlamento de Santa Catarina. Está em seu segundo mandato após ter sido reeleita em 2022 com 196.571 votos, maior votação na história do Estado. Nascida em Itajaí e graduada em História, exerceu o magistério na rede pública por quase 10 anos e hoje é mentora em grupos de estudo online como o Clube Antifeminista. Autora de 3 livros: "Feminismo - perversão e subversão", "Guia de bolso contra mentiras feministas" e "Ensino domiciliar na política e no direito".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais