Campagnolo indica moção em apoio à médica Nise Yamaguchi

A deputada manifestou repúdio ao tratamento dispensado por senadores à oncologista e imunologista no depoimento à CPI da Covid

Na terça-feira (15/06), durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), foi aprovada a Moção 420.9/2021 apresentada pela deputada estadual Ana Campagnolo (líder bancada PSL).

Campagnolo protocolou a moção de repúdio como forma de apoio à dra. Nise Hitomi Yamaguchi durante seu depoimento perante a Comissão Parlamentar de Inquérito que apura supostas omissões e irregularidades durante a pandemia Covid-19 no Senado Nacional. A parlamentar classificou o tratamento recebido pela médica, como "agressivo, humilhante e indigno".

A proposição destaca o ilibado currículo profissional da médica como pesquisadora-docente universitária, detentora do título acadêmico de doutorado, com um amplo currículo de realizações voltadas à preservação de vidas humanas através da prática da medicina, além de condenar o comportamento agressivo e desrespeitoso adotado por autoridades que deveriam dar exemplo de urbanidade no exercício de suas funções, levando em consideração a importância da posição que ocupam como senadores.

Após o episódio, a médica Nise Yamaguchi entrou com uma ação por danos morais contra os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, e Otto Alencar (PSD-BA) pelo tratamento dispensado a ela durante o depoimento prestado na comissão parlamentar no início de junho. Ela afirma ter sido vítima de misoginia e humilhação no interrogatório e cobra indenização de R$ 160 mil de cada um, que, segundo o processo, será integralmente doada.

Sobre

Eleita com 34.825 votos pelo PSL como a Deputada Estadual mais jovem de Santa Catarina e única mulher conservadora do parlamento. É itajaiense, professora de História e pós-graduada em Literatura Portuguesa. Autora do livro: "Feminismo — Perversão e Subversão".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais