Público infanto-juvenil de SC recebe projeto de lei

Matéria é de autoria da deputada estadual Ana Campagnolo e visa proteger integralmente crianças e adolescentes

Compartilhe em:

As crianças e adolescentes de Santa Catarina receberam, recentemente, um Projeto de Lei com estratégias de proteção integral, com a criação de uma Comissão e outras ações integradas. O PL 204.0/2021 foi criado pela deputada estadual Ana Campagnolo (líder bancada PSL) e propõe instituir o Programa Estadual de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes e a Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.

O Programa visa articular, consolidar e desenvolver políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos do público infanto-juvenil, a fim de protegê-los de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão.

Dentre as ações propostas descritas na justificativa do PL, destaca-se a promoção da integração e eficiência no funcionamento dos serviços de denúncia e notificação de violações dos direitos dos menores, e o incentivo a atuação de organizações da sociedade civil no desenvolvimento de programas, projetos, ações e serviços na área do enfrentamento da violência contra a criança e o adolescente.

Campanhas de divulgação, canais de atendimento e de encaminhamento de denúncias, fortalecimento e regionalização das delegacias e varas especializadas em crimes contra crianças e adolescentes, além de uma política de formação continuada, também estão entre as ações propostas para o alcance do Projeto.

Na última quarta-feira (07/07) a matéria foi analisada pela Comissão de Finanças e Tributação. Sob relatoria do deputado Silvio Dreveck (PP), o PL 204.0/2021 foi encaminhado para diligenciamento e aguarda retorno da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

OUTROS PROJETOS

Campagnolo também é autora do PL 0178.4/2021, que proíbe a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes no território catarinense.

A matéria foi relatada favoravelmente pela deputada Paulinha (sem partido) durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça da última terça-feira (06/07). O PL havia sido diligenciado à Casa Civil, Conselho estadual da criança e adolescente e Conselho estadual de Direitos Humanos.

A matéria, também conhecida como Infância Protegida, foi elaborada com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) onde diz que 'a lei pode submeter os espetáculos públicos a censura prévia, com o objetivo exclusivo de regular o acesso a eles, para proteção moral da infância e da adolescência'.

Sobre

Ana é deputada estadual e única mulher conservadora no parlamento de Santa Catarina. Está em seu segundo mandato após ter sido reeleita em 2022 com 196.571 votos, maior votação na história do Estado. Nascida em Itajaí e graduada em História, exerceu o magistério na rede pública por quase 10 anos e hoje é mentora em grupos de estudo online como o Clube Antifeminista. Autora de 3 livros: "Feminismo - perversão e subversão", "Guia de bolso contra mentiras feministas" e "Ensino domiciliar na política e no direito".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais