Serra catarinense recebe visita da deputada Campagnolo

Rancho Queimado está entre as cidades visitadas, conhecida pelo tratamento precoce administrado à população, segue com índices mínimos de Covid-19

Compartilhe em:

Reunião com a prefeita Cleci Veronezi e o médico clínico geral Armando Taranto Júnior

Na sexta-feira (16/04), a deputada Ana Campagnolo cumpriu agenda em munícipios do interior da Grande Florianópolis. Pela manhã, em Angelina, participou de reunião organizada por apoiadores com a prefeita Roseli Anderle para discutir pautas relacionadas à economia local, que é sustentada majoritariamente por dois pilares: a agricultura e o turismo; este último muito afetado pela crise do coronavírus.

Outro ponto levantado pelos representantes da administração da cidade foi a situação do transporte escolar: os aproximadamente mil estudantes da rede pública que são atendidos pelo serviço estão espalhados por todas as comunidades de Angelina, que apesar de possuir apenas 5.250 habitantes segundo o censo mais recente, tem uma área territorial de mais de 500 km², sendo que 90% das estradas não possuem calçamento.

Hoje, o translado é realizado por uma frota terceirizada, cuja manutenção consome 10% do orçamento anual do município, que gira em torno de 18 milhões. Entre as solicitações apresentadas, está a aquisição de veículos próprios para que a prefeitura economize com esses gastos e possa investir em outras necessidades da população. A deputada Ana Campagnolo se comprometeu a contribuir com a demanda, buscando recursos tanto via parlamentar quanto intercedendo junto aos governos Estadual e Federal – nesse sentido, cada linha disponibilizada representará uma economia de R$ 30 mil reais para os cofres de Angelina.

Ainda na reunião, a parlamentar tomou ciência do sonho da comunidade local de pavimentar e consolidar como atração turística a estrada de terra conhecida como “Caminho da Fé”: trecho centenário de aproximadamente 27 km que liga Angelina a São Pedro de Alcântara, proporcionando a romeiros e amantes da aventura um trajeto rodeado de belezas naturais, casarões históricos, capelas rurais e símbolos religiosos.

À tarde, a deputada seguiu para Rancho Queimado, município catarinense que se tornou referência para o Brasil ao adotar uma ampla estratégia de combate à covid-19. Em reunião com a prefeita Cleci Veronezi e o médico clínico geral Armando Taranto Júnior, que elaborou ainda em março de 2020 o protocolo que chama de “Tratamento Imediato”, que praticamente zerou as demandas por leitos e respiradores artificiais e que até o momento custou menos de R$ 50 mil reais ao orçamento da prefeitura.

Foto no gabinete da prefeita de Rancho Queimado

O protocolo consiste no acompanhamento clínico especializado e a aplicação de medicação selecionada para cada uma das fases, iniciando já desde os primeiros sintomas da doença, mas se sustenta também em diversas outras estratégias, como a instalação de um centro de atendimento separado, onde os contaminados com o vírus são tratados à parte dos habitantes acometidos por demais doenças. Todos os protocolos foram discutidos com a comunidade e aprovados pela Câmara dos Vereadores.

Além de buscar mais informações sobre o procedimento para compreender os motivos que levaram Rancho Queimado a ser uma das cidades brasileiras mais bem-sucedidas no combate ao coronavírus, Campagnolo se comprometeu a articular junto com outros deputados estaduais para que a experiência realizada no município seja devidamente analisada na Assembleia Legislativa, tendo em vista que a solicitação por uma audiência pública encaminhada pelo médico Armando Taranto segue travada na Comissão de Saúde.

Na conversa, o médico também esclareceu e desmentiu diversas desinformações propagadas por alguns órgãos de mídia, que têm confundido a população. Segundo o clínico, o “tratamento imediato” não deve ser compreendido como um imunizante substituto para a vacina, mas sim como uma alternativa a ser aplicada nos pacientes antes da manifesta necessidade de internação.

Sobre

Ana é deputada estadual e única mulher conservadora no parlamento de Santa Catarina. Está em seu segundo mandato após ter sido reeleita em 2022 com 196.571 votos, maior votação na história do Estado. Nascida em Itajaí e graduada em História, exerceu o magistério na rede pública por quase 10 anos e hoje é mentora em grupos de estudo online como o Clube Antifeminista. Autora de 3 livros: "Feminismo - perversão e subversão", "Guia de bolso contra mentiras feministas" e "Ensino domiciliar na política e no direito".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais